sábado, 28 de fevereiro de 2009

Busão musical

Com mais de 270 estações de Metrô, quase não andamos de ônibus, ainda, aqui em Madrid. Mas as poucas vezes em que utilizamos o bom e velho bumba, descobrimos coisas legais. A primeira é ver melhor a cidade, principalmente quando você se perde, como aconteceu algumas vezes com a gente aqui, rs (graças a isso, por exemplo, conhecemos o Estádio Olímpico daqui...). A segunda, é entender mais o povo espanhol.

Um coisa que muda totalmente no busão é a predisposição dos nativos daqui para ouvir música. No Metrô, quase todo mundo está ouvindo seu sonzinho no iPod ou no celular, cada um na sua, com fones de ouvido. Ou lendo, livros e jornais. No busão, tudo vira uma "fiesta"! As pessoas, na maior, entram no busão e põe o som no alto-falante (não lembramos se essa palavra mudou na reforma ortográfica).

Rola todos os tipos de músicas possíveis por aqui: brega latino, brega pop inglês, brega Regatone (a música cubana e da América Central), brega dance dos anos 70... E, sempre, tudo muito alto! Como o som dos celulares é fraco, fica tudo ainda mais bizarro. Quando o busão fica vazio, daí o dono do som não se contenta só em cantar e arrisca uns passos de dança! É engraçadíssimo ainda mais quando a gente olha pro lado e vê (sempre!), um grupo de velhinhas espanholas (elas nunca param em casa, parece!) nem ligando para tudo isso.

Outra coisa legal de explorar Madrid de busão é ver os bairros mais afastados (foi no dia em que pegamos o ônibus certo, mas pra direção errada, rs). Enquanto a capital espanhola adora se mostrar ao turista com prédios históricos impecáveis, com muitas fontes, esculturas e praças, nos bairros distantes, onde as pessoas vivem, a cidade tem muitos aspectos de legítimos curtiços. Toda e qualquer janela é espaço para pendurar roupa. Tem uns prediões, tipo superquadra de Brasília, com todas as janelas cheias de cuecas, meias, toalhas, camisetas, camisolas... alguns que moram no térreo penduram suas roupas na janela assim mesmo, o que deixa tudo mais ineressante. E claro, nessas ruas sempre muita música, da mesma qualidade do som do busão... Fotos, abaixo.

Outra coisa engraçada é o jeito que o madrileño fala, seja no busão, metrô, rua, onde for. Além do "vale" onipresente, que pode substituir ao mesmo tempo o "ok", o "então" paulistano e o "uai" mineiro, há outras coisas graciosas. Quando você quer chamar alguém, use "hombre" ou "macho", mesmo que esteja falando com a sua namorada, com a Penélupe Cruz, com uma velhinha de 90 anos ou com uma criança de 4 anos. Você também pode chamar qualquer um de "tío", como um correspondente para cara, meu, véio, entre outras expressões deste tipo.
Se o seu objetivo for terminar uma conversa e se despedir de alguém, não duvide: use "venga!", por mais incoerente que isso pareça, pois a palavra significa exatamente o contrário: venha. E, em qualquer momento, coloque um "joder" na frase. Embora a tradução seja "f*der" (pode ter crianças nesse blog!), todo mundo fala como se fosse um inocente caramba!

Outra coisa que começamos a sentir (mais eu que a Bicca) são o esteriótipos basileiros. Trabalhando no dia 23, na segunda de carnaval, me pediram, no Expansión, para apurar alguns negócios espanhóis com empresas brasileiras. Disse que faria com todo gosto, mas só em miércoles, depois da quarta de cinzas. O editor de empresas do jornal não acreditou. Tive que mostrar pra ele que o site do Valor estava sem nenhuma atualização. Estupefacto, me disse: "realmente precisamos aprender com o brasileiros..." e a sub-editora, na emenda "hombre, porque você não está lá!".

Mas o mais legal foi quando, na quinta, depois de uma coletiva, peguei um táxi e comecei a conversar com o motorista. Quando soube que era brasileiro, mandou essa direto, sem pensar: "Es verdad que las brasileñas "follan"(transam) como locas??????"












quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Estréia española

Pode parecer bobo, mas lá vai: saiu hoje minha primeira matèria assinada no Expansión. Lógico que nâo é nenhum premio Esso, foi uma `rueda de prensa` sobre a indústria de azeite na Espanha, balanço de 2008- expectativas pra 2009, essas coisas.

Tá no impresso, com arte (que aqui eles chama de Mac, por ser feita no macintosh), mas tá com destaque na portada do site (inclusive com meu nome assinado lá, rs... abaixo de uma foto de um monte de garrafa de azeite) Quem quiser ver, lá vai os links: da portada:www.expansion.com da matéria, direto http://www.expansion.com/2009/02/25/empresas/1235598728.html

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Cumpleaños - II





Mais Fotos

Cumpleaños - I






Fotos do meu primeiro aniversario em Madrid!

É carnaval!!!!

Em Madrid, muita gente fantasiada e poca musica. Na verdade, quase um festa de crianças. Vejam as fotos.







sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval!

Toda a malemolência da comunidade madrilenha está na avenida! Embora esteja mais concentrado nas escolas (esta semana as crianças saiam das aulas todas fantasiadas), o governo local está incentivando os desfiles e concursos de fantasias. Em outras cidades, como Toledo, o concurso do melhor grupo fantasiado vai distriuir 2,6 mil euros em prêmios. Tenerife, nas Ilhas Canárias, é a cidade onde o carnaval é mais desenvolvido. Com carros alegóricos e tudo, chega a lembrar os blocos do Rio.

Neste findi, vamos descobrir como é o carnaval aqui. Na verdade, contudo, acho que vamos perder o principal desfile: neste sábado, no começo da noite, pois estaremos no Santiago Bernabéu, para ver Real x Bettis.
Até,






























Placas

Posso parecer burro, mas não entendo algumas das placas de Madri... vejam as placas e o que eu entendo delas!

"Homens para um lado, crianças e bebês para outro!"
















"O gol fica entre o carro e a calçada"















Essa eu não entendi nada, ela tá no meio do estacionamento do Expansión















E essa eu entendi, mas é engraçada












sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Uma cervejinha no fechamento?

Desde terça, eu, Henrique, estou trabalhando no Expansión, o Valor espanhol. Por enquanto, como não poderia deixar de ser, estou em fase inicial: aprendendo o sistema, fazendo notinhas, ajudando a fechar...

Uma das maiores diferenças em relação às redações brasileiras é o silênico. As pessoas não gritam, parece que não há fechamento. Há muitas TVs no local, mas todas estão ou desligadas ou sem som.

Mas o que mais chama a atenção é a política do cafezinho. Tudo é pago diretamente nas máquinas, que aceitam moedas. Como nem sempre todos tem moedas, há uma outra máquina, a trocadora de notas por moedas.

Isso, entretanto, é bobagem perto do que eu vi em uma das máquinas: além de café de todos os tipos, água, sanduíches, balas, chocolates (inclusive Kit-Kat, viu Ana Paula!), há cerveja!!!!!

Na hora que vi não acreditei e fui falar com meu colega brasileiro de bolsa, que está no El Mundo -além de serem jornais do mesmo grupo, as redações são mais que integradas, são juntas. Ele me disse que isso seria muito bizarro e que, provavelmente, esta opção já estava na máquina, mas que não devia ter cerveja de fato.

Não resisti e hoje, ao sair da redação, introduzi uma moeda de um euro e, por 70 centavos, a máquina me forneceu uma Mahou Clássica, geladinha, no meio da redação! Não acreditei! Fiquei sem graça e saí com a latinha, para beber na rua.

Ao voltar pra casa, de metrô, imaginei como seria bom isso nas redações brasileiras... os fechamentos, sobretudo os pescoções, seriam mais divertidos. E, provavelmente, as matérias, melhores. Como é tradição neste blog, graças aos celulares com câmeras, temos a foto disso tudo!

A máquina de câmbio














As máquinas que vendem tudo....














...inclusive cerveja!



















A prova final!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vacas

Madrid está em plena "Cow Parade". Sinceramente, tudo muito sem graça. Peferimos nossas vacas paulistas ou cariocas. Mas há algumas bacanas. Lá vão as fotos delas: a Vaca Titanic, a Vaca sofá e a Vaca "Rebacas", uma brincadeira com as "Rebajas", as esperadas promoções da tradicionalísima e onipresente cadeia de lojas "El Corte Inglés", verdadeiro símbolo de Madrid.






















































quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Imigração

A crise está fazendo aflorar a aversão aos estrangeiros. O governo do socialista Zapatero, contrariando o que era esperado por aqui, por suas bandeiras históricas a favor dos imigrantes, criou metas semanais de prisões de "sin papeles" para os policiais, de acordo com a região da delegacia. Mais que isso, ainda há priorização para os marroquinos - o custo da deportação é mais barato, basta atravessar o Estreito de Gilbraltar.

Facções de extrema-direta cada vez são mais fortes. Abaixo, um adesivo pregada em um propaganda da estação Gregório Marañon,da linha 10 do Metrô madrilenho. Eles pegam pesado cntra o PSOE e contra o El País, de esquerda.















Por outro lado, a numerosa comunidade latina, sobretudo de equatorianos, tenta se fazer presente. A pixação deste muro, pertinho da estação Manuel Becerra, demonstra isso. Embora, se vocês analisarem direitinho, algum xenófobo já tenha pixado a pixação...

Sacadas espanholas - I

Acreditamos que o Dubes tenha origem espanhola... é incrível a quantidade de "sacadas", de "tiradas" que vemos aqui. Comprovem, nas fotos, a clássica trocada de lâmpada com sotaque español!

A melhor banda do mundo!

















A sacada publicitária na cerveja







































Todos conhecem a Zara....
















...mas poucos a Sara!










Neve e sangue

Não tinha como ser diferente.

Estávamos aproveitando a proximidade da serra madrilenha para brincar na neve, em Navacerrada (aliás, nome de nossa rua, Francisco de Navacerrada). Ao descer uma montanha de trenó, em alta velocidade, saltamos em um pequeno montinho e, claro, caímos feio!

Não, não fui eu quem machucou: Bicca, que estava na minha carona, caiu com tudo sobre mim. Pela dor que tive com a pancada na cabeça, pensei que tinha perdido um dente. Na hora, muito sangue. Foi só um corte interno no nariz, sem maiores problemas! Mas o mais legal é que, como tínhamos amigos conosco, tudo foi registrado. Vejam as fotos do último domingo!

























Henrique con "ache" y Alexandra con "éxis"

Benvenidos!

Estamos inaugurando, oficialmente, o nosso blog.
Vamos usar este espaço para contar novidades, impressões, causos e publicar muitas fotos! Não temos compromisso em fazer algo sério ou algo engraçado: vamos fazer algo do nosso jeito.

Mais que prometer, vamos, no início, ter postagens todos os dias. (Na real, vamos aplicar o que aprendemos com o Zanini, que tinha gaveta para seu blog africano, rs...)

Divirtam-se e até!




















Repassamos aqui o e-mail e as fotos, para que todos acompanhem todas as nossas informações.
Amigos,

Depois de duas semanas, conseguimos, enfim, escrever um e-mail decente. Bicca e eu estamos alojados confortavelmente em um amplo apartamento de 35 metros quadrados en Ventas, agora com "banda ancha". Estamos a 1:14 minuto, caminhando, da Plaza de Touros. Temos medo, inclusive, que alguma chifrada mais forte aremesse algum toureiro até o meio de nossa sala...

Muita coisa aconteceu nesses 14 dias. A maior novidade é que, agora, sentimos calor quando os termômetros marcam 11 graus...chegamos aqui com neve e um frio fora do normal até para os espanhóis. O pior foi a angústia por lugar um apê por aqui. Como disse um velho pra Bicca: minha filha, mesmo com essa crise, é mais fácil você conseguir um emprego honesto que alugar um apto em Madri...
Nosso quase primeiro apartamento estava no bairro de Delííííííííííícias! Toda vez que falávamos o nome do bairro lembrávamos da Luíííííza e todos na rua olhavam pra gente, com cara de reprovação. Mas o dono do apartamento de Delíííííííííííícias não topou alugar só por seis meses.
Depois disso, achamos um lindo, bacana mesmo, na Calle del Barco, em Chueca, o bairro são-paulino de Madrid. Estava tudo certo para alugar o piso, inclusive por seis meses. Acertamos os detalhes na quinta, dia 5. Na sexta, entregamos todos os documentos para fazer o contrato, estava tudo ok. Passamos o fim de semana de bobeira, fizemos o desfile do Nós Que Nos Amamos Tanto na Plaza Mayor (fotos anexas)... e na segunda, quando estávamos para assinar o bendito contrato, o dono deu pra trás. Disse que por seis meses nada feito e que sentia muito.

Ficamos como loucos a procura de apartamento. Vimos quase todos de Madrid, alguns na zona dos imigrantes ilegais, outros no bairro dos coreanos, outros tão longe que na verdade achamos que já estávamos na França.... tudo isso de forma totalmente precária. Não tínhamos mais hotel, estávamos com a roupa do corpo (as malas estavam guardadas) caminhando feito dois tarados.

Dorminos em um hostal, pesquisando apartamentos pela internet, acordamos na terça e, com a mesma roupa, passamos o dia cruzando Madri atrás de piso! Acho que fizemos mais de 30 viagens de metrô neste dia (viu, Naka!). Nestes dias de procura, ficamos com nosso colchão inflável na sala da casa de duas mexicanas, de um brasileiro e de um costa-riquenho que são da minha bolsa.
Então encontramos o nosso quase terceiro apartamento. Em um ape pequenísimo em Malasañas (bairro de bares, meio que misturado com o gay Chueca, famoso na música do Manu Chao: "me gusta Malasañas, me gusta tu"). O lugar tava sem luz, mas era super antigo, com um terracinho... mas, mais uma vez, a dona não topou os seis meses.... ainda teve uma tentativa furada de alugar um lugar na calle San Enriques (na real, eu insisti em alugar só pelo nome da rua!).
Quando estávamos começando a pensar seriamente em ficar em um flat, encontramos este apê que estamos. Muito legal, perfeito para receber visitas, bem localizado e com móveis e equipamentos bem novinhos. Quem nos visitar, verá!

Agora começa a fase da curtição plena e absoluta. No domingão, depois de um San Valentin, vamos para Navacerrada, a serra mais próxima de Madrid, sentir frio de verdade. Quem já me viu jogando bola deverá imaginar o espetáculo que será a minha tentativa de esquiar...Na próxima semana, começo a trabalhar no caderno de empresas do Expansión, o Valor espanhol (que é impresso em folhas cor "salmão", acho que para ficar mais parecido com o Financial Times).

Na sabadão chegam as primeiras visitas (que espero que fiquem em casa e não em um hotel, como estão insistindo...) e vamos, no mesmo dia, em um jogo do Real Madrid, no Santiago Bernabéu (se conseguirmos comprar o ingresso na segunda, rs).Por hora, é só. Sei que este mail tá meio sem graça, quase um relatório, mas estou guardando o humor pro blog que devemos inaugurar na segunda.

Estamos reservando para lá as nossas histórias e fotos mais legais. Teremos uma sessão inspirada no Dubes, com fotos e sacadas geniais dos espanhóis.
Bjs e té,
Bicca e Henrique
Para quem é rico ou gosta de abusar dos telefones dos locais onde trabalham, lá vão os nossos novos números:
Henrique cel (34) 686.365.002
Bicca cel (34) 689.047.032
Nossa casa (34) 913.553.827
Detalhe: não adianta mandar mensagens para nossos celulares, vimos que vcs mandam, mas não conseguimos ler nada.