sábado, 28 de fevereiro de 2009

Busão musical

Com mais de 270 estações de Metrô, quase não andamos de ônibus, ainda, aqui em Madrid. Mas as poucas vezes em que utilizamos o bom e velho bumba, descobrimos coisas legais. A primeira é ver melhor a cidade, principalmente quando você se perde, como aconteceu algumas vezes com a gente aqui, rs (graças a isso, por exemplo, conhecemos o Estádio Olímpico daqui...). A segunda, é entender mais o povo espanhol.

Um coisa que muda totalmente no busão é a predisposição dos nativos daqui para ouvir música. No Metrô, quase todo mundo está ouvindo seu sonzinho no iPod ou no celular, cada um na sua, com fones de ouvido. Ou lendo, livros e jornais. No busão, tudo vira uma "fiesta"! As pessoas, na maior, entram no busão e põe o som no alto-falante (não lembramos se essa palavra mudou na reforma ortográfica).

Rola todos os tipos de músicas possíveis por aqui: brega latino, brega pop inglês, brega Regatone (a música cubana e da América Central), brega dance dos anos 70... E, sempre, tudo muito alto! Como o som dos celulares é fraco, fica tudo ainda mais bizarro. Quando o busão fica vazio, daí o dono do som não se contenta só em cantar e arrisca uns passos de dança! É engraçadíssimo ainda mais quando a gente olha pro lado e vê (sempre!), um grupo de velhinhas espanholas (elas nunca param em casa, parece!) nem ligando para tudo isso.

Outra coisa legal de explorar Madrid de busão é ver os bairros mais afastados (foi no dia em que pegamos o ônibus certo, mas pra direção errada, rs). Enquanto a capital espanhola adora se mostrar ao turista com prédios históricos impecáveis, com muitas fontes, esculturas e praças, nos bairros distantes, onde as pessoas vivem, a cidade tem muitos aspectos de legítimos curtiços. Toda e qualquer janela é espaço para pendurar roupa. Tem uns prediões, tipo superquadra de Brasília, com todas as janelas cheias de cuecas, meias, toalhas, camisetas, camisolas... alguns que moram no térreo penduram suas roupas na janela assim mesmo, o que deixa tudo mais ineressante. E claro, nessas ruas sempre muita música, da mesma qualidade do som do busão... Fotos, abaixo.

Outra coisa engraçada é o jeito que o madrileño fala, seja no busão, metrô, rua, onde for. Além do "vale" onipresente, que pode substituir ao mesmo tempo o "ok", o "então" paulistano e o "uai" mineiro, há outras coisas graciosas. Quando você quer chamar alguém, use "hombre" ou "macho", mesmo que esteja falando com a sua namorada, com a Penélupe Cruz, com uma velhinha de 90 anos ou com uma criança de 4 anos. Você também pode chamar qualquer um de "tío", como um correspondente para cara, meu, véio, entre outras expressões deste tipo.
Se o seu objetivo for terminar uma conversa e se despedir de alguém, não duvide: use "venga!", por mais incoerente que isso pareça, pois a palavra significa exatamente o contrário: venha. E, em qualquer momento, coloque um "joder" na frase. Embora a tradução seja "f*der" (pode ter crianças nesse blog!), todo mundo fala como se fosse um inocente caramba!

Outra coisa que começamos a sentir (mais eu que a Bicca) são o esteriótipos basileiros. Trabalhando no dia 23, na segunda de carnaval, me pediram, no Expansión, para apurar alguns negócios espanhóis com empresas brasileiras. Disse que faria com todo gosto, mas só em miércoles, depois da quarta de cinzas. O editor de empresas do jornal não acreditou. Tive que mostrar pra ele que o site do Valor estava sem nenhuma atualização. Estupefacto, me disse: "realmente precisamos aprender com o brasileiros..." e a sub-editora, na emenda "hombre, porque você não está lá!".

Mas o mais legal foi quando, na quinta, depois de uma coletiva, peguei um táxi e comecei a conversar com o motorista. Quando soube que era brasileiro, mandou essa direto, sem pensar: "Es verdad que las brasileñas "follan"(transam) como locas??????"












3 comentários:

  1. Fala Henrique, peguei teu recado no meu blog. Primeiro bem-vindo à burocracia lenta e irracional da Espanha. Cara, tomamos uma a hora que vc quiser. Já tem meu número, não? Me passa o teu por email.
    Sobre o carnaval, não se iluda: a Espanha é a terra do feriado, toda mês tem uma santa pra comemorar. A espanholada não tem nada do que falar da gente... Abs!

    ResponderExcluir
  2. Larga de hipocrisia, as brasileiras fodem, sim, como loucas. Faz o filme das nossas mulheres e ajuda a manter o estereótipo. Ah e larga de ser burro, não existe esterIótipo. Vou te mandar um dicionário para vc não escrever a lengua mater. O blog tá bem bom, não perde o ritmo não.

    ResponderExcluir
  3. chefe, vc disse o que pro motorista?? to curiosa!!!

    ResponderExcluir