terça-feira, 28 de abril de 2009

Glamour

Muita gente gosta de dizer que brasileiro é jeca, que adora venerar o que vem de fora... isso não é nada perto do que vemos na Espanha. Essa semana, mesmo com o conhecimento de mais de 4 millhões de desempregados e no dia da confirmação dos primeiros casos de gripo "porcina" no país, o assunto que mais espaço teve na mídia, desde os programas de fofoca aos jornais como El País e El Mundo foi, sem dúvida, a visita de Carla Bruni a Madri. A comparação da cobertura deles aqui com a ida das férias do casal francês de férias na Bahia chega a ser covardia.Apesar de toa a badalação, os jornais basileiros não fizeram um décimo do que vimos aqui.

Essa foi a primeira visita oficial de Sarkozy aqui, com direito a recepção com o rei e ruas da cidade decoradas com as bandeiras espanholas e do país "galo", como eles chamam a França. Jornais discutem, a semanas quem seria mais chique: Bruni ou a princesa Letícia!


Para apimentar ainda mais o "ultimate fight" da moda, Letícia vinha de uma derrota estrondosa: há algumas semanas cometeu a heresia de... repetir um vestido!!!!! Milhares de horas de programação de TV para criticar isso, dizendo que ela, assim, não estava representando bem a Espanha. As poucas vozes de lucidez (se e que tem isso em discussões como essa..) que apontavam a cise como motivo do repeteco do vestido (afinal, com 4 milhões de desempregados é preciso de um pouco de sobriedade...) foram esmagadas. Crise que nada! O importante é representar bem a Espanha! Afinal, é isso que ganha as negociações comerciais, políticas, militares...

Quase todos os jornais (incluindo os jornalões) fizeram enquetes para saber qual a mais bonita, mais bem vestida, mais-mais. O embate chegou aos maridos. O El Mundo, por exemplo, publicou uma foto mostrando que Sarkozy, na Espanha, estava usando sapato com saltinho, para ficar menos baixinho perto do príncipe ou de Zapatero. Aliás, todos os jornais, num nacionalismo bizonho, esqueceram da história de que, há menos de um mês, Sarkozy teria dito a deputados aliados que Zapatero podeia não ser muito inteliente, mas que era esperto para ganhar eleições...


Os jornais tratam, como poucos, das festas de galas. Glamour foi uma das palavras mais usadas por aqui. Discussões políticas, acordos bilaterais, ETA, crise... tudo era segundo plano. Jornais mobilizaram fotógrafos e cinegrafistas para mostrar o batalhão de carregadores de vestidos de Carla Bruni (que usou uns cinco em poucas horas...). O importante eram os vestidos. Carla Bruni fazia sempre a mesma cara. Descendo do avião. Vendo o rei. No museu Reina Sofia. Na recepção de gala. Provavelmente, a mesma cara nos momentos de intimidade com Sassa (korzy).

O importane era Bruni. Mais que Sarkozy. Mais que falar (não me lembro de uma declaração dela..). Era a foto. Caras e bocas. E os vestidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário