quinta-feira, 2 de abril de 2009

Milionários de Cristo, socialistas do inferno

Segundo título da série de resenhas sobre a "prensa" madrilenha. Como o primeiro foi o ultradireitista La Razón (http://brasilenos.blogspot.com/2009/03/la-razon-orelhas-e-sexo-ao-ritmo-de.html), nada melhor que ir para o outro extremo: desta vez, a resenha é do jornal mais esquerdista de Madri, o "Público".

Com apenas dois anos, o jornal possui um cobertura peculiar. Temas sociais, como aborto, eutanásia e críticas ao catolicismo tem espaço diário. Na terça, por exemplo, duas páginas sobre a eutanásia. Hoje, quarta, uma página inteira com a decisão do vaticano investigar os "legionários de Cristo", organização católica de extrema direita, fundada no México na década de 40, que sempre foi acusada de abussos sexuais, gastos injustificados, padres com filhos ilegítimos.. (aliás, o texto do jornal começa assim). Eles chama o grupo de "Milionários de Cristo".

A crítica, muitas vezes, é gratuita. Olha essa legenda sobre a foto da EFE, que foi publicada na terça, no jornal:

El Salvador / / Qualquer bispo diria que ele é um socialista do inferno, saído das entranhas da terra e pronto para devorar todos os bebês que atravessarem o seu caminho. Mas não, não é um assassino contratado pelo anfitrião do mal José Luis Rodriguez Belzebu (brincadeira com o nome de Zapateiro, socialista). É só um menino nejapa da festa de bolas de fogos, que comemora a erupção Vulcão de San Salvador, no ano 1917. Parece perigoso, mas não é. Ao contrário que alguns bispos.

Claramente, toda esse posicionamento passa para a cobertura política. O lìder do direitista PP, Mariano Rajoy, é tido como um idiota. A participação dele no programa mais popular de entrevistas da Espanha, na segunda, foi classificada como mentirosa, fraca e pobre. Todo esforço investigativo do jornal é contra o PP, como a manchete desta quarta, que garante que o tesoureiro do partido ganhou 1,3 milhões de euros de propina.


Nesta semana, o jornal está ainda melhor, pois está publicando suplementos diários comemorando os 70 anos da derrota da república espanhola, ou seja, do golpe de Franco. Além de textos, o jornal está distribuindo gratuitamente uma série de filmes da época e de cartazes dos partidos socialistas de então, como estes:



Eles também divulgam, ao meu ver de forma gratuíta, ONGs de esquerda, como esta: http://www.inspiraction.org/. O mais legal é que o jornal pode ser lido inteiramente de graça na internet: http://www.publico.es/. está disponível toda a edição do periódico em PDF. Aliás, talvez por ser o mais novo diário, ele é o mais bonito, bem diagramado e de fácil leitura. Custa 1 euro nas bancas.

Um comentário:

  1. O design Público de Portugal é muito bem feito também. Eu também adoro a revista do fim de semana, mas não saberia dizer se o jornal é tão tendencioso quanto a versão espanhola. Aliás, nem sei se são do mesmo grupo, vc sabe? A propósito, eu não sou comunista, mas quero um cartaz desses! Se sobrar um, guardem pra mim, please!
    Bjs.

    ResponderExcluir