quinta-feira, 30 de abril de 2009

Jamón

No mesmo dia em que se confirma o 13º caso de gripe "porcina" na Espanha (que aqui querem chamar de "nueva gripe", por pressão dos produtores de porquinhos), o Guía del Ocio, revista com dicas para o fim de semana, publica meia página com a dica para...um curso de corte de jamón! Tá certo, o jamón é, talvez, a melhor coisa da Espanha, mas essa divulgação, no mínimo, beira a falta de sensibilidade. Ou não? Cada vez mais, vemos pessoas na TV falando que estes presuntos, que são na verdade crus, não trasmitem doença nenhuma. Para melhorar, o Museo del Jamón, uma espécie de McDonald`s da perna de porco, está em promoção, com sauduíches de jamón a 1 euro.

O curso que está sendo divulgado é para o começo de junho e será uma das oportunidades para iniciantes (sim, há cursos para diversos níveis de cortadores...). Os sites http://www.tucortadordejamon.com/ e http://www.lopezortega.es/ não divulgam o preço da transmissão de conhecimentos tão nobres, mas chuto que deve rondar os 100 euros, ou mais, já que segundo os sites, "os alimentos estão incluídos no preço". Confesso que, cada vez mais, babo pensando em ter a minha própria perna de porco. Bicca jura que vai levar uma para o Brasil: "Henrique, dá pra comprar uma pata no free shop sim!". Acho que vou passar antes no Carrefour e pegar, gratuitamente, um saco plástico que eles tem lá, com o formato da peça de jamón, algo hilário. Quem sabe a gripe não reduza o preço do meu sonho de consumo...

************
Primeiros dois casos da gripe em Madri. Em Barcelona, um epanhol ficou doente sem ir ao México, pegou de sua namorada que esteve por lá. Nas ruas, tudo tranquilo, o governo garante que não estamos passando por riscos. O governo acabou de confirmar que não vai suspender os voos com o México - por dia, 1,5 mil pessoas chegam do paìs aqui em Madri. Vale lembrar que há cerca de 40 mil mexicanos aqui e uns 150 mil espanhóis lá.

A gripe gerou, aqui, uma crise diplomática. Uma autoridade do governo alemão recomendou que as pessoas não fossem ao GP da Catalunha, em Barcelona, entre os dias 8 e 10 de maio. Os espanhóis estão bem furiosos...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Telefônicas

A maré de azar parece estar forte... o último problema agora foi com a telefonia! Sim, a Telefônica é Telefônica em qualquer do mundo. Contratamos telefone e banda larga da empresa, que depois vimos, possui um serviço caro. Preocupados em economizar, decidimos aceitar a oferta da Orange, para ter uns eurinhos a mais na conta no fim do mês... mas caímos em uma cilada. Por mais que o vendedor da Orange tenha nos dito que ficaremos sempre conectados, mesmo durante a portabilidade do serviço, hoje acordamos sem internet! A Orange, dessa vez, afirmou que podemos ficar assim por até 1 mês! Desesperados, voltamos para a Telefônica, que nos pediu, além de um monte de burocracia, oito dias para reestabelecer o serviço! Saudades do Procon...

terça-feira, 28 de abril de 2009

Glamour

Muita gente gosta de dizer que brasileiro é jeca, que adora venerar o que vem de fora... isso não é nada perto do que vemos na Espanha. Essa semana, mesmo com o conhecimento de mais de 4 millhões de desempregados e no dia da confirmação dos primeiros casos de gripo "porcina" no país, o assunto que mais espaço teve na mídia, desde os programas de fofoca aos jornais como El País e El Mundo foi, sem dúvida, a visita de Carla Bruni a Madri. A comparação da cobertura deles aqui com a ida das férias do casal francês de férias na Bahia chega a ser covardia.Apesar de toa a badalação, os jornais basileiros não fizeram um décimo do que vimos aqui.

Essa foi a primeira visita oficial de Sarkozy aqui, com direito a recepção com o rei e ruas da cidade decoradas com as bandeiras espanholas e do país "galo", como eles chamam a França. Jornais discutem, a semanas quem seria mais chique: Bruni ou a princesa Letícia!


Para apimentar ainda mais o "ultimate fight" da moda, Letícia vinha de uma derrota estrondosa: há algumas semanas cometeu a heresia de... repetir um vestido!!!!! Milhares de horas de programação de TV para criticar isso, dizendo que ela, assim, não estava representando bem a Espanha. As poucas vozes de lucidez (se e que tem isso em discussões como essa..) que apontavam a cise como motivo do repeteco do vestido (afinal, com 4 milhões de desempregados é preciso de um pouco de sobriedade...) foram esmagadas. Crise que nada! O importante é representar bem a Espanha! Afinal, é isso que ganha as negociações comerciais, políticas, militares...

Quase todos os jornais (incluindo os jornalões) fizeram enquetes para saber qual a mais bonita, mais bem vestida, mais-mais. O embate chegou aos maridos. O El Mundo, por exemplo, publicou uma foto mostrando que Sarkozy, na Espanha, estava usando sapato com saltinho, para ficar menos baixinho perto do príncipe ou de Zapatero. Aliás, todos os jornais, num nacionalismo bizonho, esqueceram da história de que, há menos de um mês, Sarkozy teria dito a deputados aliados que Zapatero podeia não ser muito inteliente, mas que era esperto para ganhar eleições...


Os jornais tratam, como poucos, das festas de galas. Glamour foi uma das palavras mais usadas por aqui. Discussões políticas, acordos bilaterais, ETA, crise... tudo era segundo plano. Jornais mobilizaram fotógrafos e cinegrafistas para mostrar o batalhão de carregadores de vestidos de Carla Bruni (que usou uns cinco em poucas horas...). O importante eram os vestidos. Carla Bruni fazia sempre a mesma cara. Descendo do avião. Vendo o rei. No museu Reina Sofia. Na recepção de gala. Provavelmente, a mesma cara nos momentos de intimidade com Sassa (korzy).

O importane era Bruni. Mais que Sarkozy. Mais que falar (não me lembro de uma declaração dela..). Era a foto. Caras e bocas. E os vestidos.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

justin.tv

Nervoso na madrugada de sábado, ao pensar que não assistiria ao jogo entre os peixes e o timão no domingo, conversava, por msn, com meu amigo Randall Corella, um costarriquenho do meu curso. Ele, fanático pelo Saprissa, "el mejor equipo tico, mae!", me ensinou o caminho das pedras: dá pra ver TV de qualquer país do mundo na internet, ao vivo. Os sites http://www.gratis.tv/ e http://www.justin.tv/ têm de tudo.

Graças a isso, consegui ver o espetáculo do gordo sobre os manés da baixada. Na hora do terceiro gol, meu msn pisca, era Randall: "Que bestial! Puro exito del gordo!". Ou seja, acredito que haverá mais um corinthiano na Costa Rica!

Mas o mais engraçado foi durante o intervalo do jogo. O pirata que eu escolhi, o “tamonaglobo”, tinha, digamos, uma programação própria. Um cara, com voz de locutor de rádio "jovem" de FM do interior, lia as mensagens do bate-papo da página. E fazia gracinhas com o cara que gostava de beijo grego (juro, havia uma discussão sobre isso durante o jogo), com um cara cujo apelido era “rapaduraman” e o “loirão do timão”. Hilário.

Fica aqui a dica para quem está longe do Brasil e quer ver novelas, JN ou futebol, sem se importar com a pirataria.... A dúvida é: Será pirataria colocar na internet um canal que é aberto no Brasil?

***********
Triste, mas engraçado

A Espanha, em polvorosa, confirmou o primeiro caso da gripe suína. As pessoas já desviam dos outros que tossem nas ruas. Uma lástima. Apesar disso, não deixa de ser engraçado toda vez que se fala por aqui em "gripe porcina". É impossível, na hora, não lembrar de Regina Duarte no Roque Santeiro. E, sim, eu tenho medo: da viúva porcina e da doença. Isso sim é assunto triste.

sábado, 25 de abril de 2009

Papel higiênico

Acho que vivo na máxima do papel higiênico. Ou tou no rolo, ou tou na merda. Não é que Bicca e eu fomos golpes da triangulação de passagens da Câmara dos Deputados! Sim, em novembro de 2006 tentamos passar o feriado de finados na Bahia (tá vendo, tudo é culpa do Patrick, rs). Depois de 16 horas de caos aéreo (que rendeu também... não sei se vcs lembram, mas além de todo o desconforto, a Bicca foi filmada chorando no balcão, por causa de toda a demora. Sua imagem passou no JN, no Fantástico e era a que aparecia nas vinhetas da retrospectiva do ano da Globonews quando a voz falava "o ano do caos aéreo"), fomos pro Rio, na volta brigamos muito e conseguimos o crédito da Gol pra tentar ir, de novo, pra Bahia. Conseguimos o crédito, que seria reembolsado via agência onde compramos os bilhetes. Mas a agência enrolou muito a gente e disse que havia um problema no crédito da Gol, que ia demorar a sair e que, por isso, usaria crédito de outros clientes e depois compensava com o nosso. Nos convencemos, depois que nos disseram que era praxe e tal e fomos a Salvador, no final de janeiro de 2007. Até pensamos em, na volta, ver esse lance, mas daí rolou um monte de coisa, carnaval, bloco, viagens a trabalho, mudança de emprego da Bicca, férias... sim, deixamos pra lá. Agora descobrimos que, para a história fica ainda melhor, emitiram a nossa passagem em nome de um deputado que estava morto!

Vejam a íntegra da matéria, em primeira pessoa, na página 3 do Globo de hoje, mas só pra quem é assinante ou tem a senha, aqui.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vida de cachorro

Todo mundo sabe que a qualidade de vida na Áustria é muito alta. Não apenas para as pessoas, mas até para os cachorros! Lá é um dos países com menos cães, comparado com Espanha, França, Alemanha ou Inglaterra, mas eles tem vida de primeira. Em todos os lugares há coisas especiais para eles. Na rua, eles tem bebedouros, com os da foto abaixo. Nos restaurantes, eles tem um espaço especial, como um bar, na foto mais abaixo ainda. Além de água, tem ração, com opções de sabores. Isso sem falar que, caso ele consiga roubar uma salsicha, estará comendo uma das melhores do mundo...


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Placas e monumento à linguiça

A Áustria é muito legal: organização, limpeza e cervejas alemãs, bicicletas como na Holanda, comida muito boa, só que tudo isso em um ambiente rural. Sim, o país é uma grande roça, tirando suas poucas cidades. Tá certo que os "roceiros" tem Ferraris, como vi em diversas casas, rs. Para se ter uma idéia, Viena, a capital, não chega a ter 1,5 milhão de habitantes e as outras duas maiores cidades, Graz (onde fui, no sul do país) e Linz não alcancem 250 mil almas, ou seja, são menores que Taubaté. O resto, o grosso dos 8,2 milhöes de habitantes vivem, em grande parte, na zona rural. Depois falo mais do país, coloco fotos... este primeiro post será apenas das placas engraçadas em alemão (sim, adoro placas!) e minha livre interpretação sobre seus significados:


Local para tímidos que não sabem chegar nem onde colocam as mãos....

Seja enfático!
Proibido patinetes! Lugar adulto!
Ambiente adulto!



Proibido ficar com mulheres sem cabeça nesta região!





permitido cães e ovnis!

Só pode usar chapéu quem conseguir se equilibrar na linha por 5 metros!





Aqui nós sabemos contar só até 10!



Isso não é uma placa, mas é muito interessante, divertido, ainda mais em um país com a tradição gastronômica deles... vai dizer que essa foto abaixo não é um monumento à salsicha, à liguiça desconhecida????


O futuro do Unibanco

Em Granada, descobrimos o que será do Unibanco depois da fusäo com o Itaú. Virará um grande cassino! A foto, estilo Nakagawa, comprova:

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Espanha na moda

A Espanha é um país na moda, certo? Errado. Já falei aqui outras vezes que as espanholas são bregas. Agora vou provar. Vejam os vestidos que estão a venda no El Corte Inglés de Granada. Eles chegavam a custar 600 euros, ou 1.800 reais! Muita gente pode estar pensando que se trata de vestidos típicos, de festas populares... mas não é bem assim não. De acordo com a vendedora, a moda flamenca é utilizado em momentos especiais, como casamentos e funerais, além das festas locais.

Quem ainda não se convenceu, segue a primeira foto, de uma outra loja. O vestido de bolinha não está classificado como folclórico! Acho que vou levar alguns desses, para ir na próxima festa a fantasia da Gabi.






domingo, 19 de abril de 2009

Mamona em alemão

Como se diz mamona em alemão? Essa dúvida vai ficar comigo nos próximos 3 dias, quando estarei na Áustria, visitando uma usina de biodiesel pelo Expansión na cidade de Graz, fronteira com a Eslovênia. Aqui no blog, começaremos a desovar coisas engraçadas de nossa visita a Granada. Bjs corinthianos a todos, especialmente nos bambis!

sábado, 18 de abril de 2009

Imagens de Granada

Algumas fotos de Granada


Jardins de Alhambra


Um esquilinho, perdido, em Generalife


Jardins de Generalife


Bicca na Alhambra


Um protesto nas ruas de Granada


Influência brasileira


Alhambra


Alhambra

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O presidente gato

O Léo, que está aterrorizando Madri, pediu pra gente colocar a foto do candidato Rafael Corrêa. Tou achando que ele só veio pra cá por causa do comício dessa semana...





Somos todos equatorianos

Dia 26 toda a Nova Quito, mais conhecida como Madri, vai parar para votar. Sim, os equatorianos que vivem na capital espanhola podem decidir o pleito. Madri é hoje, simplesmente, a quarta maior cidade do Equador, com 370 mil equatorianos legais, fora os sin papeles. Os partidos políticos do país andino, inclusive, estão fazendo campanha pesada por aqui, como podem ver nesta propaganda, colada nas ruas de Chueca. Rafael Correa (o presidente gato, segundo o Léo Goy), vem na próxima semana fazer propaganda. Os concorrentes também estão passando por aqui. A comunidade estima que de 3 a 4 deputados federais sairão de Madri. Ou seja, teremos a festa da democracia em breve! Afinal, cada vez mais somos equatorianos!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O aborrecido ABC de Berlusconi

Na terceira série de resenhas dos jornais espanhóis, vamos falar do ABC. Fundado em 1903, é o jornal mais antigo de Madri. Dos seis grandes é o único que tem o chamado "pecado capital", ou seja, passou incólume à ditadura de Franco, isso obviamente não ocorreu à toa. Se isso já não fosse suficiente para as muitas adjetivações que o tablóide tem, outro fato tem marcado o periódico: o dono do jornal é ninguém menos que Silvio Berlusconi, o primeiro ministro italiano que sugere que os desabrigados do terremoto se sintam de férias e que Obama "tomou muito sol".


O Obama no jornal

Assim como todos os jornais daqui, o ABC tem posição definida: é de direita, conservador. De fato, é o menos empolgante para leitura. Com um texto bastante aborrecido e com uma diagramação chata, traz em suas páginas temas enfadonhos com uma perspectiva noticiosa bastante peculiar. O exemplar sai 1,10 euro.
Percebemos que há sacadas interessantes e que acabam se tornando pesadas diante da ótica conservadora que não oferece ao leitor uma possibilidade de leitura menos enfadonha. Um bom exemplo disto são as seis páginas iniciais de um índice de notícias por fotos. Ocorre que seis páginas ficam pesadas, o texto-legenda é muito grande e nem sempre as fotos são boas o suficiente para atingir o que deveria ser a idéia inicial desta seção. Um índice-foto é legal, mas não desse jeito...

Toda quinta-feira o ABC publica o "Alfa y Omega", semanário de 32 páginas da igreja católica. Embora oficialmente publicado pelo bispado de Madri, ele não é publicado e impresso pelo ABC à toa. Na quinta, também é a vez de sua revista semanal de cultura, chamada Pantalla, ou seja, cultura para eles é a TV (aliás, eles dão um booom destaque pra TV espanhola do seu Silvio (o Berlusconi, não o nosso, rs).

Contra drogas, contra abortos, ele dedicou, por exemplo, uma página da edição desta quinta ao aniversário de 82 anos do Papa. Sim, isso é notícia, mas não com o texto do ABC. "Bento XVI prevê viajar o quanto antes for possível a Abruzos para difundir ânimo aos afetados (pelo terremoto)". Ou essa: "O pontífice, segundo preciou Lombardi (o porta-voz do vaticano), é uma pessoa de grande sensibilidade, grande humanidade e preocupação pelos outros". Apesar disso, não faz como o La Razón, de extrema direita, que não aceita publicidade de serviços sexuais. O anúncio de chicas a 100 euros por 24 horas estão a poucas páginas da comemoração de aniversário de Ratzinger.


O Papa no jornal

Como todo jornal daqui, ABC dá regalos aos leitores. Não é a Bíblia do La Razón, os DVDs eróticos do El País nem os cartazes comunistas antigos do Público. Como todo o jornal, são coisas sem sal: DVDs de contos do Irmãos Grimm, DVDs de shows do Elvis Presley e o seriado Raízes (lembram dele, no SBT? pelo jeito, os sílvios gostam desta história...).

As outras resenhas:
Público
La Razón

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PIB ilegal

Saiu no Globo de segunda (é, só vi hoje, depois de chegar de viagem, rs) uma matéria feita na Espanha sobre o PIB ilegal. Os governos da União Européia estudam calcular oficialmente o impacto da prostituição, tráfico e contrabando, entre outras atividades, na economia dos países. Isso poderá começar a valer já em 2011. Na Espanha, os especialistas indicam que as atividades ilegais podem significar uns 11 bilhões de euros (33,7 bilhões de reais). Leiam a íntegra, só para quem é assinante do jornal, no caderno de economia do dia 13 de abril, aqui.

Já imaginaram quanto estas atividades poderiam representar no Brasil?

domingo, 12 de abril de 2009

Blog em Granada

Voltamos na quarta!!!!! Felizes pelo timão!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Carioca é o c.....

Uma coisa irrita muito na imprensa espanhola: eles teimam em chamar o Brasil de país carioca. Virei, aqui no Expansión, setorista de Brasil, de qualquer assunto ou empresa. Pois sempre que escrevo um texto, algum editor troca a palavra brasileño por carioca. Simples assim. Como sinônimo. O glorioso Corinthians, por exemplo, para o Marca ou para o AS é uma equipe carioca! Eles dizem que sempre foi assim, que sabem das diferenças regionais do Brasil, mas que não podem repetir a todo momento brasileño. Argumentam que toda empresa argentina é portenha e que qualquer coisa de qualquer país da costa do pacífico é andino, seja chileno, peruano, boliviano, equatoriano... Essa mania dá raiva. Digo que, quando voltar ao Brasil, vou chamar a qualquer coisa da Espanha de madrilenho ou manchego. Daí eles ficam putos, dizem que isso não pode! Se ainda fosse chamar as coisas do Brasil de paulistas...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fazer amigos, influenciar pessoas

É incrível como Fernando Nakagawa é popular, sociável e, com todo o respeito, dado. Fazia amigos (e influenciava pessoas) em qualquer lugar de Madri. O mais interessante foi na sexta, durante o ótimo (sério, muito bom mesmo, beeeeem melhor que o concierto deles no Rock in Rio Madrid do ano passado) show de Franz Ferdinand e Mano Diao (banda sueca bem bacana também), no Palacio del Deportes. Estávamos lá, curtindo o show com uma amiga argentina e, quando olhamos para trás, Naka está abraçado, cantando com um monte de gente que a gente nunca tinha visto! Hilário! Depois, todos queriam tirar foto com ele! Eu tentei tirar algumas fotos desse encontro, mas não estão muito boas... (apesar de estar um pouco alto, vou dizer que a culpa é da câmera do celular, rs). Lá vão elas:

********************
Aproveito para colocar este post enquanto Naka está em Portugal, hehehe.






****************************************************
DIREITO DE RESPOSTA

O que Naka disse sobre o episódio.

"Estava um pouco atrás do Henrique e da Bicca vendo o show e um bando de espanhóis e portugueses bebia, bebia, bebia, cantava e dançava nas redondezas. Em certo momento, os ibéricos começaram a fazer uma rodinha. Nessa hora, eles se afastaram uns dos outros e, quando vi, estava do lado de um dos espanhóis e de uma portuguesa. Aí, esse povo começou a dançar abraçado, meio como se fosse um time de futebol cantando um grito de guerra. Coisa de bêbado. Essas pessoas não tiveram dúvida: me adicionaram ao grupo. Logo depois, desencanaram do negócio e um espanhol e outro português vieram perguntar quem era o japonês (eu) que tinha sido recém adicionado ao grupo. Após a surpresa ao ouvir que era brasileiro, chamaram os outros para mostrar o ser exótico que estava ali do lado. Aí, começaram a se apresentar e sacaram a máquina fotográfica para registrar esse momento da máxima globalização mundial.
Moral da história: muita cerveja + miscelânia brasileira + simpatia ibérica + Franz Ferdinand = novos amigos e fotos meio comprometedoras sobre o estado etílico de um certo repórter."

terça-feira, 7 de abril de 2009

Fotos prometidas

O resgate do touro. Vimos isso duas vezes!


Outras fotos:

Um toureiro gordo
Momento da tourada
preparando para matar o touro (o toureiro está com um espada. reparem como o toura está ensanguentado)

O touro morto


Nós na tourada. reparem que eu estou tenso e a Bicca feliz (acho que estava pensando em churrasco!)