terça-feira, 24 de março de 2009

La Razón, orelhas e sexo ao ritmo de samba

Como muita gente sabe, os jornais na Espanha são bem orientados ideologicamente. Hoje resolvi falar do La Razón, talvez um dos menos conhecidos no Brasil, para estrear uma espécie de resenhas da "prensa" espanhola.

De extrema direita, o jornal de 12 anos custa 1,10 euro e possui diariamente ao menos uma página sobre fé e religião. Enquanto o El País está distribuindo, por um euro a mais, DVDs eróticos aos sábados, o La Razón distribui a Bíblia ilustrada, em fascículos. O La Razón se orgulha de não aceitar publicidade de serviços sexuais, como garotas de programa.


Tradicional, o jornal possui uma visão interessante. Seu conservadorismo é refletido, inclusive na cobertura de esportes, se é que podemos chamar assim a cobertura de touradas (há muita dúvida sobre como classificá-las. A Fnac e o Ticketmaster, por exemplo, vendem os ingressos das touradas em uma divisão própria de seus sites). O espaço dedicado aqui é maior que o registrado em outros jornais.
Nesta segunda, por exemplo, uma das chamadas é, inclusive, engraçada: "Perera corta cuatro orejas y un rabo", comentando a "actuación apoteósica" do toureiro Miguel Perera no fim de semana. A foto, por si só, é impagável. Vejam:



Esta edição de segunda também possui duas das quatro páginas de Cultura & Más dedicadas a novelas latinas. Segundo eles, enquanto a novela mexicana é mais melodramática, com apelação para o drama moral entre os personagens, a brasileira é muito mais sensual. "Possui um forte componente erótico e sensual. Foi o primeiro país a incluir personagens desnudos", explica o box titulado "Brasil, sexo a ritmo de samba".

Para o La Razón, o modelo colombiano é modernoso, possui um "afã de elementos novos, suas novelas são mais abertas, com humor e ironia". O modelo argentino, a exemplo de "Rebeldes" é mais juvenil que adulto . Já a escola venezuelana, abusa mais do drama choroso, que não faz mais sucesso por aqui. Para o jornal, as novelas bolivarianas do país de Chávez tem personagens muito definidos: quem é bonzinho é muito pobre, humilde, sofrido e quem é mal é pior que o pica-pau.

Um comentário:

  1. Fica ligado nas crônicas "esportivas" das touradas nos jornais. São alguns dos melhores textos da imprensa espanhola. Algo meio "nuevo periodismo" envelhecido. Cheguei a guardar os recortes.

    ResponderExcluir