segunda-feira, 9 de março de 2009

El juego de tu vida

Assim como andar de ônibus, passear pelos canais da TV espanhola é um divertimento. Bicca e eu nos convertemos em fãs de "El Juego de Tu Vida", do canal 5 (sim, aqui os canais são em números, como antigamente no Brasil). O programa é um dos mais bizarros que já vimos e passa a partir da meia noite de quarta.

















A proposta é batida: uma pessoa fica com um detector de mentiras e uma apresentadora sanguinolenta começa a fazer perguntas. Se ele falar a verdade (segundo a máquina), começa a acumular pontos e pode ganhar até 100 mil euros, algo como 300 mil reais. Mas a dinheirama não vem de graça: antes terá que se constranger e também aos seus parentes, parceiros e amigos, que ficam sentados em sua frente. O cenário do programa é todo escuro, as perguntas são fortes, com música de drama. Sempre que o "entrevistado" responde, há uns 7 segundos entre a máquina dizer se que o cara falou é "verdad" ou "mentira", o que dá muito emoção ao programa!












Na primeira vez que vimos "El juego de tu vida", na primeira semana de Madri, nos surpreendeu uma velhinha, de uns 65 anos, tendo que responder que preferia se masturbar a transar com seu marido, que, de cara, chorou. Neste mesmo dia, uma menina confessou para mãe, horrorizada, que tinha vergonha de sua progenitora. Ela ainda disse que fornecia drogas para o namorado e que sentia mais prazer sexual sob o efeito de drogas.
Na semana passada tinha um cara que confessou que traiu sua namorada, obviamente presente. Na sequência, perguntaram para ele se ele já havia masturbado outro homem. Ao demorar 5 segundos para responder, a “chifruda” apertou o botão para pular a resposta, mecanismo que só pode ser usado duas vezes. A outra pergunta foi um golpe ainda maior para ela, coitada. Ele respondeu que se arrependia de ter pulado a cerca, mas a máquina, impiedosa, disse que ele era um tremendo de um safado e que estava mentindo! A cara da menina era impagável.
Essa, aliás, é outra característica do programa: nunca vimos ninguém ganhar dinheiro. Sempre quando as famílias estão destroçadas, os amigos putos e os relacionamentos acabados, a pessoa é pega na mentira, segundo a máquina, e perde tudo.
Além desse programa, é muito legal ver filmes e seriados por aqui. A dublagem é simplesmente horrível! Acreditamos que, em cada filme, há apenas um cara que dubla todos os homens e uma mulher que faz as vozes de todas as personagens femininas. Para piorar, eles não falam de forma natural, como todo mundo: é um som gutural, diferente, como se a mulher que anuncia os voos no Galeão estivesse sem tesão (sério, aquela mulher sempre está animada, certo??? ninguém fala daquele jeito normalmente...) e com catarro, com dor de garganta. O mais bacana é que inclusive as crianças falam dessa forma. A voz de todo pimpolho é dublado como se fosse o filho do capeta!!!!!!
Isso também se repete nos cinemas, todos dublados. Nós temos que bater perna, por exemplo, para encontrar um filme em versão original, como eles dizem aqui, somente com legendas em espanhol.
Além disso, os jornais e TVs locais têm o prazer de ficar brigando. É comum, por exemplo, a Telemadrid, o canal público do estado, controlado pelo PP, de direita, fazer matérias desfazendo matéria da TVE, o 1, o canal público federal, agora sob o controle dos socialistas do PSOE. E, além disso, em todas as reportagens de TV, o repórter aparece 345.678 vezes, fala tudo em primeira pessoa, participa, interage com o entrevistado. Enfim, é uma festa!
Coisas engraçadas também ocorrem em outros gêneros. Os programas esportivos, por exemplo,
podem passar uma semana falando mil maravilhas do Real Madrid, como se fosse o melhor time do mundo em seu melhor momento por causa de um minguado um a zero contra um timeco local. No dia seguinte, se apenas empata, todos os programas falam da crise do time, que os jogadores são todos frouxos – com exceção de Raúl --, que o técnico é burro. Isso que eu chamo de volatilidade.
Há também os canais que oferecem serviços de tarô, aqui podemos ver que Walter Mercado fez escola na Espanha e deixou muitos discípulos.
Já para os carentes, a TV madrilenha prepara boas surpresas: filmetes pornôs toda a noite! De graça! Nos canais abertos! Eles deixam o antigo Emanuelle, da Band, no chinelo. Produções caseiras, onde não há censura e há muito “Tchaca tchaca na buthaca”!

2 comentários:

  1. O Aquí Hay Tomate, também da Telecinco, é ótimo. Aliás, essa emissora é do Berlusconi.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Quero ver esse programa, hehehe.

    ResponderExcluir