quarta-feira, 18 de março de 2009

Fallas

Passamos o último fim de semana em Valência. Além de conhecer a cidade, muito maneira, fomos às Fallas, a festa mais típica da cidade. Trata-se de uma festa para comemorar o início da primavera, o dia dos pais (que é amanhã aqui, dia 19 de março) e uma desculpa pra beber.

A festa é, basicamente, um carnaval sem samba e sem mulatas. São, na verdade, umas 300 fallas pela cidade. Ou seja, cada rua organiza uma falla: faz esculturas enormes de papel machê, que sao sempre paródias de coisas locais, políticas, econômicas, sociais.... E, junto de cada escultura, eles montam uma tenda com música (de qualquer gênero) comida e bebida. mas só pra quem è das Fallas!

Toda Falla também tem sua fallera mayor, uma espécia de rainha. Ela se veste de forma todo especial, com cabelos com os da princesa Leia, de Star Wars. Além disso, toda falla tem sempre uma área cercada para crianças passarem o dia estourando bombinhas. E toda festa na cidade tem sempre muito, muito fogos de artifício.

Aliás, tem alguns eventos que säo gerais, como uma grande queima de fogos de dia, na praça da prefeitura. Há também uma desfile noturno, que é um misto de parada militar, de escola, da festa da uva, onde, no final, passam veteranos das Fallas em uns caminhöes jogando presentes nos presentes (eu consegui pegar pra Bicca um conjunto dem lixas de unhas, rs). E, para encerar, mais fogos de artifício, a noite, próximo do antigo rio da cidade (que foi desviado para que se criasse um parque no local).

O mais interessante é que, na madrugada do dia 19 para 20, todas as Fallas são queimadas, ao mesmo tempo. Dizem que muitas pessoas choram de emoção, outros de raiva de ver o trabalho de um ano inteiro acabar em nada, rs. Vejam as fotos.






Esta santa fica assim, só com a cabeça. Mas, durante a semana, cada falla manda um galho de flohres, que vai compondo o corpo dela....






Nenhum comentário:

Postar um comentário