terça-feira, 10 de março de 2009

Modernidade

Apesar de super católica, a Espanha é muito moderna en algumas coisas sociais. Agora, por exemplo, o governo do socialista José Luis Rodrígues Zapatero está propondo a liberação do aborto... a partir dos 16 anos! Sim, grávidas a partir desta idade poderão, pela proposta, fazer aborto sem o consentimento de ninguém. Vale lembrar que o sexo, desde que consentido, é liberado por aqui desde os 13 anos.

Outra coisa bem resolvida por aqui é o homossexualismo. Cidades pequenas, do interior, como a medieval Ávila, cercada por uma muralha de mil anos, vende os noivos de bolos de casamento das mais diversas formas. Uma certa tradição na cidade, estes bonecos são super bem feitos e engraçados, como estes:

























Por outro lado, na economia, a Espanha aparece como um dos países mais afetados pela crise, tirando, claro, a extinta Islândia. Pela primeira vez em 13 anos, cresceu menos a renda per capita dos espanhóis que a do restante da Europa que adota a moeda comum. Ou seja, quando o país estava quase atingindo o nível de renda dos países do Euro, como eles dizem, se considerando ricos, se distanciou no ano passado. O boom, durou pouco. Este ano, deve piorar o atraso, já que o desemprego cresce e o "paro" pode alcançar até 4,5 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário