quinta-feira, 7 de maio de 2009

Brasileiros que dizem NIE!!!

Agora já possuímos o nosso NIE, o documento de estrangeiro na União Européia. Esse cartão funciona como RG, CPF e visto. Tem validade até 2010. Com ele, não precisamos mais andar com o passaporte pra cima e pra baixo, inclusive em outros países europeus. O NIE tem um tom de conquista pois, com a burocracia espanhola, demora mais de 2 meses para você marcar a data para pedir o documento e mais 40 dias para que ele fique pronto.


Todo pimpão com meu NIE

Como não podia deixar de ser, temos história também com o NIE. No caso, a história é com a Bicca. Fui pedir meu NIE na Extrajeria de Madri dois dias antes da Bicca, em abril. Ela me acompanhou, para ver se não poderíamos fazer juntos. Nada de jeitinho brasileiro. No dia em que foi sozinha, entretanto, um monte de coisa aconteceu. Até polícia baixou.

O NIE

Seguinte: ele fez toda a burocracia normal. Ao confirmar o formulário que deram para ela (esse povo gosta mais de uma burocracia que os brasileiros....), ela reparou que havia um erro em seu nome: estava Alexandra São Luiz Gonzaga Borges. Ela voltou e disse que estava errado. O simpático espanhol que a atendeu disse: esse é o seu nome, foi você quem escreveu assim - eles sempre colocam a culpa em você. Ela teve que pegar o formulário orginal para mostrar que seu nome era Alexandra Bicca Borges e que São Luiz Gonzaga era sua cidade de nascimento (parece que não havia hospital em Bossoroca nessa época...).

Corrgido o nome, ela queria ter o número provisório do NIE, como eu tive. O cara disse que ele não podia fazer isso. Bicca argumentou que, no meu caso, foi assim, dois dias antes, em procedimento idêntico no mesmo escritório. O cara disse que ela estava mais uma vez equivocada e que o meu caso era diferente, pois estava pedindo uma renovação do NIE. Bicca argumentava que eu nunca tinha tido um NIE na vida, mas o cara insistia, insistia. O gauchismo da Bicca subiu e ela, nervosa, questiona o cara: você quer dizer que sabe mais da vida do meu marido do que eu??, e chamou o cara de burro. Nessa hora, o guardinha gordo, que estava do lado de fora da sala, entrou pra mostrar respeito, rs, ou seja, entrou na sala mas não fez nada. Como a discussão não acabava, Bicca saiu, sendo irônica em espanhol com o cara.

Hoje, ao buscar o NIE dela, outra surpresa: o esperto espanhol da extranjeria tinha colocado um número errado na guia para pagamento da taxa de confecção do NIE. O banco não aceitou a taxa, de €15. Fomos até o endereço para buscar o documento e a mulher forneceu o número certo pra Bicca. Saímos de lá e entramos em um banco que disse que não poderia aceitar o pagamento da taxa, pois embora não tivesse um único cliente ali, a partir das 10 da manhã só atendia pessoas com conta naquela agência. Tivemos que procurar um BBVA e pagar a taxa. Isso proque sempre há só um caixa aberto por agência, que possui impressoras do século passado. E ainda dizem que nós somos o terceiro mundo...

Um comentário:

  1. Hahaha, parece que já vi esse filme, gente. Mas não reclamem, aqui em Portugal a burocracia é pior, acreditem. Um exemplo? Meu segundo título de residente, cujo pedido foi feito na data correta (dezembro), ia levar 60 dias para ficar pronto. Bom, já estamos em maio...
    Bjs.

    ResponderExcluir