quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mais antigos

Segundo seus proprietários, a Espanha possui o restaurante e o bar mais antigo do mundo. O restaurante fica em Madri e o bar, em Sevilha. Sinceramente, a antiguidade só serveria para chamar clientes. Ocorre que, de fato, os dois são muito bons.

O restaurante é o Botin, de 1725. De acordo com o Guiness, ele é o mais antigo em funcionamento contínuo. Se não bastasse esse chamariz de clientes, o bar adora sustentar que era o predileto de Hemingway na cidade (essa mania dos bares se considerarem os favoritos do escritor fez com que um bar de Madri colocasse em sua porta: "Hemingway nunca veio aqui", rs). Outros restaurantes se afirmam como o mais antigo do mundo, como um em Paris e outro em Barcelona, mas o Botin dizem ser o único que nunca fechou.

A especialidade da casa é o porquinho, o cochinillo. É uma delícia esse bebê de porco, que comemos quase inteiro. Fomos lá algumas vezes com algumas visitas ilustres. A sangria também é memorável e o preço é relativamente honesto, um jantar, com jamón serrano e queijo manchego de entrada sai por uns 30 euros por pessoa. Abaixo, algumas fotos, com um modelo contratado para isso:


Já o bar, El Rinconcillo, diz que foi fundado ainda antes, em 1670. Localizado no bairro de Macarena (aaaiiier!), em Sevilha, é bem peculiar. Começa que os garçons não usam palm ou papel para notar os pedidos dos clientes: a conta é marcada com um giz no balcão. A especialidade da casa são as tapas, sendo que o bacalhau frito é o destaque. Além de um chope perfeito, eles mandam bem no vinho de Jerez. A decoração do local é tipicamente espanhola, com jamón pendurado no teto. O bar possui uma placa que considerei perfeita, que deveria estar na maioria dos bares do mundo: "aqui é terminanemente proibido cantar!".





2 comentários:

  1. O melhor de tudo são essas fotos do Naka. Futuro, ele tem...

    ResponderExcluir
  2. Por que o Naka tem que fazer essas caras bizarras?

    ResponderExcluir