domingo, 7 de junho de 2009

feira de tapas

Madri estava sediando, neste sábado, uma feira de tapas. Tapas é uma das melhores invenções espanholas. Dizem que existe por culpa de um rei que adorava andar nas ruas. Uma noite, ao ver tanta gente bêbada, questionou seus subordinados o motivo de tantos estarem borrachos. Alguém respondeu pra ele que as pessoas tinahm pouco dinheiro e preferiram beber a comer. O rei, ao invés de aumentar o salário das pessoas, preferiu obrigar os bares a oferecer uma porção de comida a cada bebida. Ponto pra ele!!!!! Quanto, anguém perguntou. Ele respondeu: "A porção tem que ser suficiente para tapar a boca do copo", daí a expressão tapas.

Na verdade, essa cultura está sumindo da Espanha, as tapas gratuitas são cada vez mais raras. Para entar mantê-la, a Mahou, a Skol local, patrocinou a feira de tapas, no Palácio de Deportes de Madri. Com entrada livre, as pessoas pagavam um euro por bebida e um euro por comida, entre as 40 barracas de diversos bares e restaurantes presentes. Havia de tudo: de hambúrger a orelhas de touros, de sushi de morcilla (choriço em São Paulo) a camarão com queijo brie. Vejam as fotos:

Uma tapa de jamón ibérico com ovo de codorna frito

A moeda aceita era a mahou, nome da cerveja patrocinadora. 1 euro, 1 mahou.

Uma das melhores barracas

Os caixas para a troca de dinheiro
A feira cheia


A Plaza de Goya, onde está o Palacio de Deportes. Essa escultura é super maneira, como podem ver na foto acima e nas fotos abaixo



O Palácio de Deportes e a fila para entrar na feira de tapas

3 comentários: