terça-feira, 23 de junho de 2009

Conservador pela frente, liberal por trás

Não, não estamos falando do Tiago. Essa é a última das resenhas da imprensa madrilenha. Hoje, o grande concorrente do El País: El Mundo. Bem feito, ele é o segundo nas vendas em papel e o líder, folgado, na internet noticiosa espanhola. Se o El País não é tão de esquerda como o Público, o El Mundo não é tão de direita como ABC e La Razón.
Talvez ele tenha ficado por último pela proximidade: trabalho no Expansión, de economia, do mesmo grupo do El Mundo e do esportivo Marca, o Unidad Editorial. Somos, no entanto, muito mais próximos que o El País e o Cinco Días (seu econômico). Funcionamos juntos. As redaçöes são vizinhas, sem parede. Com isso, acabamos vivendo muito mais de perto esse jornal.

Bom, a grande diferença dele para os outros de direita é que ele é mais conservador politicamente, não socialmente. Isso faz uma diferença e tanto em um país católico. Os temas sociais são tratados com certa abertura. Ele apóia diretamente o PP, mas não endemoniza o aborto, por exemplo.

Há uma piada que afirma que o El País cobre bem o mundo e que o El Mundo cobre bem o país. Nada mais verdade. A primeira editoria do jornal é España, contra internacional no El País. A cobertura de Madri, com o caderno M2, fica a séculos à frente do local do El País. Mas o El Mundo sofre do mal da imprensa espanhola, ou seja, o texto cotidiano é incompleto, sem contexto, com pouca infografia. Outro ponto negativo é a contracapa do M2, que sempre entrevista um artista de forma "muito criativa": normalmente falam com um músico, pegam seu último CD e perguntam coisas baseadas nos nomes da música. Se fosse com os Engenheiros, por exemplo, uma pergunta seria: "O papa é pop?" "Você amava os Beatles e os Rolling Sotnes?".

O fim de semana é bom, é quando o jornal mais tenta competir com o El País. Uma coisa engraçada é que as fotos da editoria de economia são sempre azuladas. O motivo? Também não sei...

Mas os poucos que chegaram até aqui, devem estar se perguntando: mas o que tem a ver o título deste post? Bom, a verdade é que se a capa do jornal é sempre conservadora politicamente, falando mal do PSOE e bem do PP, a sua portada tem um tema quase fixo: sexo. Todo dia sai ali, na área nobre do tablóide (formato de todos os jornais aqui) a coluna "El Zoo del Siglo XXI", que fala de pessoas "diferentes". Na edição desta terça, Limor Blockman, uma peituda (nos dois sentidos) apresentadora de TV israelense que assessora sexualmente muitos judeus ultraortodoxos. Vejam a guria:



Vejam aqui, a coleçäo completa, rs:
La Razón
Público
ABC
El País
El Mundo

Um comentário:

  1. Oi não conheço vocês mas acho o blog bem legal! Tenho interesse em conhecer mais da imprensa espanhola!!

    bons posts!

    ResponderExcluir