terça-feira, 9 de junho de 2009

Obesidade estrangeira

Já falamos aqui que, com a crise econômica, cresceu a xenofobia. Além de partidos de extrema direita acusarem os não-espanhóis de roubo de emprego (empregos que eles nunca queriam, diga-se de passagem), agora essa perseguição beira o absurdo.

Na semana passada, um programa de televisão tentava explicar o recente aumento da obesidade dos espanhóis. Ao invés de acusar a mudança nos horários, a preferência por carro ao transporte público que favorece caminhadas, o dnheiro que sobra no bolso e que chega aos pratos, os especialistas preferiram acusar os imigrantes. Segundo os debatedores, os equatorianos-colombianos-argentinos-brasileiros-mexicanos-romenos-marroquinos trouxeram péssimos hábitos alimentares e, por isso há mais espanhóis gordos.

Além disso, os imigrantes passaram a consumir o pior da dieta espanhola, de acordo com esses especialistas. Ou seja, comem a comida ruim do país de origem e o menos saudável da culinária ibérica, contribuindo para o aumento do número de gordinhos nas ruas. Simples assim. Essa, em minha opinião, foi uma das mais bizzaras acusações contra latinos que Bicca e eu jamais tinhamos ouvido....

2 comentários: