terça-feira, 28 de julho de 2009

Ação Basca- Catalã

Em Barcelona já dá pra desconfiar: há muitos, muitos bares de pintchos, a comida basca por excelência, que consiste, basicamente em esculturas de qualquer coisa em cima de um pedaço de pão, de linguiça a camarão, de sardinha a tortilhas, quase sempre com maionese como cimento. Pois agora, no País Basco, pudemos comprovar: as duas regiões da Espanha que lutam pela independência atuam, cada vez mais, de forma conjunta.

A foto acima foi de um adesivo de um carro em Bilbao. Todo mundo sabe que o touro é o símbolo da Espanha. Pois a Catalunha adotou como mascote o burro e o País Basco (ou Euskadi, e euskera) escolheu a ovelha, simbolizando uma raça do animal que só existe lá. Desde sempre, esses símbolos viraram da luta pela independência de Madrid. A utilização dos dois juntos mostra que, no País Basco, eles não querem agora só a sua separação, mas também da região de Barcelona. Se tratam dos dois "países dentro da Espanha" mais ricos e industrializados.
A foto acima é de um dos inúmeros souvenirs bascos que une as bandeiras das duas regiões espanhola. Tem de tudo, de camiseta a pratinho de parede. Muito engraçado. Bicca, claro, adorou esse clima independentista, como boa gaúcha. Tive que ouvir, na viagem de carro, frases como "até a música típica basca se parece com oa música nativista do Rio Grande!", enquanto ouvíamos rádio local. Abaixo outras fotos do nacionalismo basco na região:
Foto em frente ao Athletic Bilbao, clube que só aceita jogadores bascos...

Cartazes pró-independência, em San Sebastian.

Cartaz que diz algo do Eta, mas que obiviamente não entendi, rs, na principal praça de San Sebastian.
Cueca com a bandeira basca sendo vendida na praça de Biarritz, o país basco francês.

Amanhã, fotos da região, com praias e as cidades de Biarritz, San Sebastian, Bilbao e Getxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário