Esqueci de dizer que as Ramblas, em questão, são as de Tarragona....
A Espanha tem muitos monumentos, mas o que existe nas Ramblas (rua típica da Catalunha, com um grande calçadão no meio) de Tarragona é o mais interessante que eu vi até agora. O Monumento de Castellers homenageia os castells - castelos em catalão -, como são chamados as "construções humanas" típicas da região.
De acordo com o que chupei da internet, um “castell” está formado por três partes distintas: a "pinya" (pinha); o "tronc" (tronco); e o "pom de dalt" (pomo do topo). A “pinya” é a base da construção sobre a qual repousa todo o seu peso e que tem por objectivo amortizar o golpe em caso de queda, além de estabilizar e suportar a estrutura que se eleva. A estrutura vertical, o “tronc”, é composta por um número de pessoas em cada piso que varia em função do “castell” (entre 1 e 9 pessoas), dando-lhe assim o seu nome. No ponto mais alto está a “canalla” (canalha), palavra que significa crianças, formando o “pom de dalt”, uma vez que são elas, com a sua agilidade e leveza, quem trepam até ao cimo do “castell”. Nos “castells” de maior envergadura podem somar-se uma ou duas bases de suporte sobre a “pinya”.
Tradicionalmente as actuações de “castells” levavam-se a cabo ao meio-dia de domingo na “Plaça de l’Ajuntament” (Praça da Câmara Municipal) de cada cidade, como um dos principais actos de “Festa Major” (festas da cidade). Bom, depois de tanta explicação, as fotos:
A primeira guerra de robôs começou
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário