terça-feira, 30 de junho de 2009
Hoje é o dia!!!
Hoje é o dia!!!
Esa semana também é histórica aqui (principalmente pra Bicca, rs): começam as promoções de verão!!!! Descontos de até 70% nas rebajas!!!!
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Egito-Madri
Lusco-fusco egípcio-madrilenho
O templo ficou num lugar super bacana, com uma puta vista do parque Casa de Campo, o maior da cidade. No entardecer vista fica linda, como mostram estas fotos tiradas pelos Ilustrícimos Meg e João. Confiram:
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Barzinho na sexta!
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Madri feiosa
Abaixo, A nova estaçäo de cercanias Sol. Os lojistas e moradores da região dizem que estão ficando cegos com os reflexos da cúpula de vidro. Ué, quem mandou morarem em Sol (pegou, pegou??)
Torre de Valencia, em frente ao parque do Retiro. Com 94 metros de altura, o prédio, horroroso, acaba com o visual da região, que tem edifícios de no máximo seis andares. Segundo o jornal, o prédio, construído na era franquista, recebeu muitas criticas e suas obras pararam, para só serem retomadas no verão, quando a cidade fica vazia...
Nas três fotos abaixo o Farol de Moncloa. Enquanto Sevilha brilhava com a feira mundial e Barcelona encantava o mundo com as Olimpiadas, em 92, Madri era a capital européia da cultura. Essa obra, no mínimo estranha foi feita para celebrar isso...
Esse prédio baixo, assim como o Farol de Moncloa, não pode por a culpa no governo Franco por exisitr. Construído em 1986, El Ruedo foi criado para ser casa de pessoas que viviam em zonas carentes da cidade. Este misto de "edificação soviética e presídio", segundo El Mundo, fica na M-30, a marginal Tietê de Madri.
O cilidro que segue esse texto foi feito para homenagear as vítimas do atentado de 11 de março, quando explodiram trens na Estação Atocha. Sem palavras...
Abaixo, um dois em um, segundo o El Mundo: As Torres Kio, construídas em 1996 com 114 metros de altura e inclinação de 15 graus, e o Obelisco de Calatrava, em fase final de construção. Eu, sinceramente, acho bem bacana os predinhos tortos, que se tornaram um símbolo para a cidade...
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Nem final, nem recorde
Ufanismo
Bom, a atual onda de ufanismo é com a seleção espanhola. Que ela é a melhor do mundo, ninguém duvida (aqui, rs). Agora, eles estão dizendo que é a melhor da história e de todas as galáxias. Segundo Fernando Torres, jogador do Liverpool, os números não deixam dúvidas. "Estamos a 35 jogos sem perder, batemos o recorde do Brasil. Os números não mentem: somos a melhor seleção da História". Simples assim. Que entre esses jogos tem ao menos dois com o Azerbaijão, que estão no grupo mais fraco as eliminatórias européias, que eles não tem nenhum Copa, e que ganharam a Eurocopa meio que no susto, -- ninguém imagina esse título -- isso eles não lembram...
O fato é que agora eles tem certeza que são os favoritos contra o Brasil, na final na África do Sul. Que eles tem o futebol mais muleque do universo. Que todos querem ver eles dando um passeio. Nada como uma provável final com a Espanha pra começar a torcer pra selecinha do Dunga...
Eles jogam nessa quarta contra os Estados Unidos. Será um passeio, claro, de acordo com a imprensa local...
terça-feira, 23 de junho de 2009
Conservador pela frente, liberal por trás
Talvez ele tenha ficado por último pela proximidade: trabalho no Expansión, de economia, do mesmo grupo do El Mundo e do esportivo Marca, o Unidad Editorial. Somos, no entanto, muito mais próximos que o El País e o Cinco Días (seu econômico). Funcionamos juntos. As redaçöes são vizinhas, sem parede. Com isso, acabamos vivendo muito mais de perto esse jornal.
Bom, a grande diferença dele para os outros de direita é que ele é mais conservador politicamente, não socialmente. Isso faz uma diferença e tanto em um país católico. Os temas sociais são tratados com certa abertura. Ele apóia diretamente o PP, mas não endemoniza o aborto, por exemplo.
Há uma piada que afirma que o El País cobre bem o mundo e que o El Mundo cobre bem o país. Nada mais verdade. A primeira editoria do jornal é España, contra internacional no El País. A cobertura de Madri, com o caderno M2, fica a séculos à frente do local do El País. Mas o El Mundo sofre do mal da imprensa espanhola, ou seja, o texto cotidiano é incompleto, sem contexto, com pouca infografia. Outro ponto negativo é a contracapa do M2, que sempre entrevista um artista de forma "muito criativa": normalmente falam com um músico, pegam seu último CD e perguntam coisas baseadas nos nomes da música. Se fosse com os Engenheiros, por exemplo, uma pergunta seria: "O papa é pop?" "Você amava os Beatles e os Rolling Sotnes?".
O fim de semana é bom, é quando o jornal mais tenta competir com o El País. Uma coisa engraçada é que as fotos da editoria de economia são sempre azuladas. O motivo? Também não sei...
Mas os poucos que chegaram até aqui, devem estar se perguntando: mas o que tem a ver o título deste post? Bom, a verdade é que se a capa do jornal é sempre conservadora politicamente, falando mal do PSOE e bem do PP, a sua portada tem um tema quase fixo: sexo. Todo dia sai ali, na área nobre do tablóide (formato de todos os jornais aqui) a coluna "El Zoo del Siglo XXI", que fala de pessoas "diferentes". Na edição desta terça, Limor Blockman, uma peituda (nos dois sentidos) apresentadora de TV israelense que assessora sexualmente muitos judeus ultraortodoxos. Vejam a guria:
Vejam aqui, a coleçäo completa, rs:
La Razón
Público
ABC
El País
El Mundo
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Verão musical
Fomos em dois locais ontem: no Matadoro de Madri (espaço cultural gigante e bem legal) e em um palco em uma praça de Lavapiés. Muitas bandinhas novas em Matadoro (na hora que a gente foi) com o não muito empolgante rock espanhol. Por sugestão do Arnaldo, em Lavapiés vimos ao show de Corcobado, um espanhol com um som interessante que me lembrou Tom Waitts, e do We Are Standard, um grupo londrino bem bacana.
Nesses locais, sempre descobrimos coisas interessantes, como um Kebab hindu que, como é de se supor, faz o churrasquinho de gato somente com cordeiro ou frango. Sua posição estratégica ao lado do palco foi fundamental pra conferir a goleada sobre a Itália, como a Bicca está fazendo nessa foto...
quinta-feira, 18 de junho de 2009
A melhor associação do mundo
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Ação entre amigos
O casamento perfeito (para a Bicca)
O local do casórioIlimar, sendo obrigado pela Bicca a pegar a rosca da noiva...Bicca, com uma rosca na mão, me obrigando a pedir outra pra um menino e, ela própria, pedindo outro pedaço pra outro guri (que a adorou, já que a Bicca reduziu, em muito, o trabalho dele de oferecer bolo pela rua...)
terça-feira, 16 de junho de 2009
Salamanca
Sede da universidade...... e o detalhe da rã sobre um dos crânios da portada, parte do folclore local.
Plaza Mayor, a mais bonita da Espanha......que vive recebendo shows, arte, instalações...
... e fica lindíssima pela noite!Casa das Conchas (dizem que há um tesouro escondido embaixo de uma delas, alguns acham que é um mapa do tesouro, outros que são moedas de ouro)
Fachada da catedral antigaUm dos bares interessantes da cidade...... que possui outros, no mínimo, engraçados.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Flamenco, enfim!
A última semana foi, sem dúvida nenhuma, uma das mais divertidas que tivemos nesta passagem por Madri. Isso porque, além da presença de amigos muito queridos como Ilimar e Flávia, assistimos a um dos mais pavorosos espetáculos da cultura espanhola.
Sempre que pensamos em Espanha logo vem a cabeça touros e castanholas. Tourada já fomos em quatro e já falamos muito delas nesse blog, aqui http://brasilenos.blogspot.
Ocorre que, depois de quatro meses em Madri, o Henrique resolveu pôr à prova seu aprendizado e se lançou em um baile de flamenco. O par, óbvio, não fui eu, mas sim uma amiga mexicana que conhece essa dança tão peculiar.
Era para ser uma noite de flamenco, mas transformou-se em um verdadeiro espetáculo – de horror – quando o Henrique resolveu mostrar na pista toda a sua desenvoltura como bailarino. Ilimar e Flávia, em lua de mel na Espanha, queriam apenas assistir a um baile típico e tiveram bem mais que isso. As fotos abaixo comprovam esta noite de crime no Almonte, uma das mais tradicionais casas do gênero.
Todos que acompanham esse blog sabem como o Henrique fala – rápido e incompreensível – imaginem ele dançando flamenco... é bem pior...
Como os locais dançavam...
Como o Henrique dança...
Abaixo o vídeo, mas não consegui virar a imagem. Acho que todos identificarão quem é o Henrique pela camisa floral...